top of page

O QUOTIDIANO NA ACADEMIA

OU

MALHAR A MENTE TAMBÉM EMBELEZA A GENTE

O desespero em "Morangos silvestres"

28/04/2018

Em tempos difíceis, o desespero pode tomar conta. Mas o que é o desespero? O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma breve análise, sob a perspectiva do filósofo dinamarquês Sören Kierkegaard, do modo como o desespero se manifesta e das formas que ele assume no filme Morangos silvestres, de Ingmar Bergman.

A manipulação do discurso relatado em textos jornalísticos

20/01/2018

Com o atual cenário brasileiro, estamos sempre a ouvir - ou a falar - sobre a manipulação de informações realizada pela mídia. Mas por que ou como isso acontece?

No presente artigo, partimos da premissa de que não é possível apresentar ou citar o discurso de alguém sem manipular, sob a forma de interpretação, esse discurso. Assim, buscamos explicitar o modo como a manipulação do discurso relatado se manifesta em textos jornalísticos, por meio da seleção das informações reproduzidas e das expressões empregadas para introduzi-las.

As formas de tratamento no conto "O Paulão e o Paulinho", de Plínio Marcos

11/11/2017

Não podemos falar a nosso chefe do modo como falamos a nosso filho, tampouco podemos falar a um prestador de serviços do modo como falamos a nosso marido. Saber adequar a linguagem às diversas atividades sociais de que participamos é indispensável ao êxito das relações que estabelecemos. E, nesse aspecto, a escolha das formas de tratamento - ou seja, das formas pelas quais chamamos aqueles com quem interagimos - é muito relevante. Com este trabalho, pretendemos demonstrar isso por meio da análise do conto O Paulão e o Paulinho, de Plínio Marcos.

A presença da entrevista no documentário brasileiro contemporâneo

14/10/2017

Indivíduos de diferentes classes sociais são representados de formas diferentes no cinema documentário, pois, como na vida, são tratados por aqueles com quem se relacionam de maneiras distintas. Nesses filmes, a construção de cada personagem e a função por ela assumida na obra estão relacionadas, muitas vezes, ao uso que se faz da entrevista. Por isso, aspectos positivos e negativos desse uso vêm sendo discutidos e constituem o objeto de estudo do presente trabalho.

José Simão e a violência contra a mulher

02/09/2017

Em tempos de constante questionamento do "politicamente correto", acreditamos, sim, que o humor precisa ter limites. Desse modo, com este trabalho pretendemos verificar de que forma a violência contra a mulher é linguisticamente construída nos textos humorísticos de José Simão (ou Macaco Simão) - colunista de um dos mais importantes jornais do Brasil: Folha de S. Paulo

Please reload

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon

© 2017 por quotidiando. Todos os direitos reservados.

bottom of page